Anúncio
Anúncio

Saiba quais são os benefícios a que os idosos têm direito.

Algumas informações sobre os benefícios.

 

Na atualidade, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, boa parte da população possui mais de 60 anos de idade. E é de suma importância que essa parte da população seja muito bem assistida.

Visando a melhora da qualidade de vida, o governo disponibiliza vários benefícios, desde descontos e isenções até valores extras.

 

Existem diversos benefícios que os idosos podem solicitar, alguns até somam quantias na conta desses idosos. Vale a pena conhecer essas possibilidades.

De acordo com a lei 10.741/2003 que consta no Estatuto do Idoso, os benefícios listados abaixo devem ser disponibilizados para todas as pessoas a partir dos 60 anos de idade. 

Anúncio
Anúncio

Gratuidade em Medicamentos

Em tese, pessoas acima de 60 anos já são consideradas idosas. Na maioria das vezes o consumo de medicamentos aumenta consideravelmente nessa idade. Por conta disso, o governo disponibiliza, em Farmácias Populares e postos de saúde, uma gama de medicamentos para uso contínuo e tratamento de algumas patologias de forma gratuita.

Benefícios do INSS

Transportes Públicos

Existem alguns benefícios que o INSS disponibiliza para os idosos. Dentre eles, o mais conhecido é a APOSENTADORIA. Esse benefício, em caso de idosos, pode ser solicitado por idade ou por tempo de serviço.

Em muitas das vezes, a aposentadoria torna-se a renda principal desses idosos, tão logo, é importante saber como solicitá-la de forma correta.

Os idosos também possuem alguns benefícios no que diz respeito ao transporte público. Eles possuem assentos preferenciais nos coletivos e tem acesso a gratuidade.

O idoso que deseja embarcar nos veículos precisa estar munido de sua comprovação de isenção, que é fornecida em cada estado do país, ou de sua carteira de identidade.

Os idosos podem requerer gratuidade de embarque também em ônibus interestaduais, entretanto, é necessário um agendamento prévio da viagem e os lugares disponibilizados para os idosos são limitados. Em algumas situações se faz necessário pagar uma taxa de embarque.

Benefícios dos idosos

 Atendimento Preferencial

Um dos principais benefícios aos idosos é o atendimento preferencial em praticamente todas as instituições, públicas ou privadas, abertas ao atendimento público.

Esta prioridade é muito comentada pela população, e existem locais onde os idosos possuem atendimento preferencial amplamente respeitado, como supermercados com caixas específicas para a terceira idade, bancos e lotéricas com filas específicas para idosos, onde a prioridade é respeitada.

Vale ressaltar que o direito a prioridade em estabelecimentos encontra-se no Estatuto do Idoso, tão logo, é dever dos estabelecimentos fazer com que essa regra seja respeitada. Caso não exista um atendimento prioritário, o idoso pode reivindicar o seu direito junto ao estabelecimento.

Vagas Exclusivas em Estacionamentos

Estacionamentos públicos e privados disponibilizam vagas exclusivas de estacionamento para a terceira idade. Essas vagas, geralmente, são disponibilizadas em locais de acesso facilitado ao estabelecimento. A maioria dos shoppings e supermercados já adequaram suas áreas de estacionamento para essa norma. Por lei, o estabelecimento necessita disponibilizar 5% do total de vagas para os idosos e portadores de necessidades especiais.

É importante ressaltar que, para que o idoso tenha direito às vagas exclusivas, se faz necessário a identificação do veículo por meio de um adesivo em seu pára-brisas.

Anúncio
Anúncio

 

As pessoas a partir dos 60 possuem direito de acessar espetáculos, eventos culturais e artísticos com MEIA ENTRADA. Ou seja, eles têm desconto garantido de 50% em qualquer evento de entretenimento e cultural. Essa regra serve para cinemas, teatros, circos, casas de shows e qualquer outro estabelecimento que possua acesso tarifado ao público.

Isenção no Imposto de Renda

Os idosos, a partir dos 65 anos, já não necessitam mais efetuar pagamento do Imposto de Renda. Para esse benefício, é necessário requerer junto à Receita Federal a isenção dos pagamentos.

Esses são alguns dos benefícios que os idosos podem, e devem, desfrutar. Porém, é necessário que a população mais jovem se conscientize desses direitos e os faça valer pois, muitas vezes, somos testemunhas de descaso e até mesmo descumprimento dessas regras, que não deveriam ser regras, e sim um dever cívico com pessoas, que por toda uma vida (em grande parte das vezes) contribuíram com suas comunidades e com as pessoas ao seu entorno