HomeSaúdeAmendoim - Conheça os seus benefícios.

Amendoim – Conheça os seus benefícios.

Conheça os benefícios que o amendoim traz para a saúde quando inserido na dieta.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

O amendoim é um alimento muito popular no Brasil, que é um grande produtor do vegetal. Ele é um alimento da classe dos leguminosos que é muito utilizado na culinária brasileira. Conheça os benefícios do amendoim e inclua-o na sua dieta diária.

Conheça os benefícios do amendoim
Benefícios do Amendoim – Fonte: Yandex

O Arachis hypogaea, nome científico do amendoim, é um vegetal da classe dos leguminosos extremamente rico em gorduras boas, que auxiliam a diminuir a inflamação no corpo e prevenir doenças cardiovasculares. Também combate a anemia, previne o diabetes tipo 2 e ajuda a perder peso.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Por ser um alimento rico em gorduras, consequentemente possuir muitas calorias, ele também possui um alto índice de proteínas, tornando-o uma fonte de energia saudável. Contém vitaminas do complexo B e E. é antioxidante, sendo assim, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Amendoim – Conheça os benefícios e seu uso.

A versatilidade do amendoim é imensa, sendo utilizado com frequência em saladas, barras de cereais, lanches, sobremesas, chocolates e bolos. Sendo assim, é um produto que tem grande procura e pode ser encontrado em qualquer rede de supermercados, mercearias e lojas de produtos naturais.

Ajuda a prevenir doenças Cardíacas.

O resveratrol é uma substância que está presente no amendoim, como também está no vinho. Ele é um fitonutriente, um antioxidante excelente para recuperar lesões musculares no coração.

Previne a Aterosclerose

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

O amendoim contém gordura monoinsaturada, também conhecida como gordura boa, o que aumenta o colesterol bom (HDL). A substância faz a eliminação do colesterol ruim (LDL)  que está nos tecidos e vasos, ajudando a prevenir o entupimento das artérias.

O amendoim pode ser incluído na dieta com o fim de diminuir o colesterol, basicamente o colesterol ruim contido no sangue. Quando o colesterol ruim está em alta concentração no sangue as placas de gordura concentram-se nas artérias, obstruindo e dificultando o fluxo sanguíneo.

Auxilia na prevenção do Diabetes tipo 2

Novamente por conta da gordura monoinsaturada, o amendoim auxilia a nivelar o índice de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes do tipo 2, que é desencadeada ao longo do tempo conforme os índices de açúcar se mantêm em alta.

O amendoim ainda é rico em fibras, que também tem um papel significativo na redução de açúcar no sangue, também auxiliando na prevenção do diabetes tipo 2.

Ajuda a combater a anemia

O amendoim, dentre diversas substâncias, contém ácido fólico (uma vitamina que auxilia na formação de células do sangue, como por exemplo, os glóbulos vermelhos.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Além de possuir ferro, um outro nutriente essencial para a prevenção da anemia. Essa substância aumenta a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos

Auxilia na perda de peso

O amendoim é um componente essencial na dieta de quem quer perder peso.Isso por conta da sua riqueza em fibras, que auxiliam na sensação de saciedade e controle da fome.

Além de ser considerado um alimento termogênico, que é capaz de aumentar o metabolismo e estimular o gasto de calorias no decorrer do dia. Isso atua diretamente na perda de peso.

Atua na saúde dos músculos

O amendoim tem atuação direta na saúde muscular por conter magnésio (um mineral de suma importância no fortalecimento dos músculos) e também por conter potássio (que atua na melhora da contração dos músculos).

O amendoim contém também vitamina E, que auxilia na resistência muscular. Também influencia bastante no rendimento dos treinos, favorecendo o aumento da massa muscular através de exercícios físicos regulares, auxiliando também na recuperação muscular no pós-treino.

Ajuda a evitar o envelhecimento precoce

A vitamina E também influencia diretamente na prevenção e no retardo do envelhecimento precoce, por ser um poderoso antioxidante.

O amendoim também contém ômega 3, que é uma gordura com grande ação anti-inflamatória e age diretamente na renovação das células, atuando contra o envelhecimento precoce.

Diminui a possibilidade de malformação de bebês

O amendoim é um grande aliado no período gestacional. O ferro contido no alimento auxilia diretamente na formação do sistema nervoso do bebê, bem como no seu crescimento e desenvolvimento.

O ferro também auxilia a reduzir as possibilidades de infecções comumente desencadeadas na gravidez, tendo como exemplo as infecções urinárias.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Além de que, o amendoim tem ácido fólico, que ajuda a diminuir o risco de problemas na formação cerebral e na coluna vertebral do bebê.

Auxilia no humor

O amendoim tem papel importante na melhora do humor e diminuição do stress por conta de conter triptofano, que auxilia na produção da serotonina, o “hormônio do prazer”, que faz com que a pessoa tenha uma sensação de bem-estar.

Além de conter magnésio, que atua diretamente na redução do stress.

O amendoim também contém vitaminas do complexo B, que ajudam na formação de neurotransmissores que ajudam a melhorar o humor, como a serotonina.

Como consumir e cuidados no consumo

O amendoim deve ser consumido fresco, pois, dessa forma, tem maior teor de resveratrol, vitamina E e ácido fólico.

Uma sugestão para o seu consumo é triturá-lo no liquidificador até fazer uma pasta. Outra opção interessante é torrar o amendoim em casa, colocando por 10 minutos em forno médio.

Benefícios do amendoim, conheça também também os problemas do excesso.

Vale ressaltar que, embora seja um alimento com grande quantidade de nutrientes, o consumo do amendoim deve ser moderado, conforme recomendação de um profissional de nutrição. Normalmente a quantidade ideal é de uma colher de sopa de pasta de amendoim, cinco vezes na semana.

Pessoas com oleosidade na pele devem evitar o consumo, principalmente na adolescência, pois pode agravar consideravelmente essa oleosidade e estimular a acne.

Existem pessoas que possuem alergia a amendoim e seus derivados, para essas pessoas o consumo é vetado, principalmente para crianças menores de 3 anos com histórico de alergia na família.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

A ver com o artigo

Mais Acessados