HomeCotidianoPets - Alguns cuidados com os animais nos dias de verão.

Pets – Alguns cuidados com os animais nos dias de verão.

Verão por vir e sabemos que os pets sofrem. Conheça alguns cuidados a serem tomados com os animais nos dias mais quentes do ano.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Os animais de estimação fazem parte da nossa vida e das nossas famílias. Por esse motivo é necessário ter cuidados com os animais, principalmente nos dias de verão.

cuidados animais verão
Cuidados com os animais no verão – fonte: Google

Os dias quentes de verão se aproximam, e com eles também o sofrimento dos nossos amigos. Eles também transpiram, tanto quanto humanos, pois isso é necessário para a regulação da temperatura do seu corpo, porém, o processo de transpiração do animal é diferente do nosso.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Não é incomum vermos os bichinhos, principalmente cães e gatos, de boca aberta e ofegantes nos dias mais quentes do verão. Isso se dá por conta do processo de transpiração deles, que na maioria das vezes acontece pela respiração.

Porém, nos dias de calor mais intenso esse processo natural pode ser insuficiente para dissipar o calor. Nossos amigos podem acabar tendo uma hipertermia, que é onde a temperatura do corpo fica muito elevada.

Vamos conferir algumas dicas de cuidados com os animais no verão.

Mantenha-o sempre hidratado

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

É extremamente importante manter o animal sempre hidratado, disponibilizando água limpa, fresca e com disponibilidade para o seu consumo.

Uma dica interessante é aumentar o número de bebedouros, e inclusive, utilizar fontes que tenham algum movimento, pois estimula o consumo por parte do animal, principalmente para gatos.

Vale a pena também oferecer água gelada, a fim de que o consumo seja muito mais refrescante para o pet. É interessante colocar pedras de gelo nos bebedouros com o intuito de manter a água gelada por mais tempo, principalmente em dias de calor muito intenso.

Um grande aliado para o cuidado com os animais no verão é a água de côco, desde que a bebida não apresente conservantes em sua composição.

Evite passeios nos dias muito quentes

Visando a saúde dos pets nesses dias tão dífices de calor, é recomendado que os passeios e atividades físicas sejam feitos nos períodos onde o sol está mais ameno e a temperatura mais baixa, como no início da manhã e no fim da tarde.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Prefira sempre locais com sombras, árvores e grama, pois assim evita lesões nas partes inferiores das patas dos animais por conta da temperatura alta que fica no piso de cimento ou asfalto. 

Banho e tosa regular

Um banho refrescante pode aliviar e muito, além de ser um ótimo cuidado com os animais nos dias de verão. Os pets adoram banhos em dias mais quentes, pois isso faz com que a temperatura corporal diminua, causando um conforto aos nossos amigos peludos.

Além do banho, mantenha sempre o animal tosado, o pelo grande pode ser um grande vilão nos dias mais quentes, pois da mesma forma que os pêlos os mantém aquecidos no inverno também esquentam bastante durante o verão.

Procure sempre refrescar o pet

Piscinas pequenas específicas para cães ou até mesmo bacias são ótimas saídas para refrescar os animais. Podem se tornar ambientes muito confortáveis em momentos de extremo calor e até mesmo um espaço para brincadeiras.

Jamais deixe o pet trancado no carro

Isso pode parecer trivial, mas é extremamente necessário citar. É mais um cuidado com os animais, principalmente nos dias de verão, mas isso pode se aplicar a qualquer época.

Deixar os animais sozinhos dentro do carro em altas temperaturas, mesmo com o ar condicionado ligado, não é nada recomendado, pois o veículo pode desligar sozinho e levar  nossos amigos a óbito por choque térmico, excesso de calor ou inalação de substâncias altamente tóxicas.

Fora que, no caso de cachorros, deixar o animal sozinho no carro é uma grande crueldade pois, o animal saberá que seu dono está ausente em um ambiente confinado e pode ficar extremamente nervoso, fazendo com que possa vir a óbito em um eventual ataque cardíaco.

Não exponha a ração ao sol

cuidar da alimentação dos pets, principalmente nesses períodos mais quentes, é essencial. Ofereça rações com componentes e nutrientes de qualidade. Evite deixar sobras nos comedouros, pois a exposição a altas temperaturas pode desencadear um processo de oxidação e causar danos ao trato gastrointestinal do animal.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Atenção redobrada a pulgas e carrapatos

Épocas mais quentes e úmidas são muito propícias a proliferação de pulgas e carrapatos. Por esse motivo mantenha a prevenção do seu pet em dia, com medicações conhecidas no mercado e que seu animal está habituado a fazer uso.

É importante ressaltar que procure sempre o auxílio de um veterinário para usar a medicação correta para o seu pet, NUNCA AUTOMEDIQUE o seu animal, isso poderá matá-lo

Com essas dicas sabemos que os cuidados com os animais nos dias quentes do verão serão bem feitos e nossos amigos terão longos e felizes anos de vida.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

A ver com o artigo

Mais Acessados