HomeDestaquesMEU INSS - Como Usar os Serviços no App ou no Portal.

MEU INSS – Como Usar os Serviços no App ou no Portal.

Saiba como utilizar os principais serviços do INSS pelo app ou pelo portal da internet.

O MEU INSS é uma plataforma que disponibiliza a grande maioria dos serviços da instituição através de app ou portal. Essas facilidades desenvolvidas para o beneficiário tem como intuito a diminuição de filas nas agências e a otimização dos atendimentos ao público.

Dentre diversos outros serviços disponibilizados no app e no portal do INSS estão: prova de vida, agendar perícias médicas, consulta de aposentadoria, e calcular o tempo de contribuição para a Previdência Social.

Sobre a Plataforma app Meu INSS

A plataforma digital foi disponibilizada para acesso em Julho de 2018 visando facilitar a vida dos beneficiários, contendo mais de 80 serviços digitais, ou seja, dispensa a necessidade do usuário comparecer à agência.

O acesso a plataforma se dá através do endereço meu.inss.gov.br ou através do app MEU INSS disponível nas lojas de apps Apple Store (para dispositivos iOs, ou seja, iPhones) ou na Google Play Store (para dispositivos Android)

Como efetuar o cadastro?

A plataforma Meu INSS é vinculada ao cadastro único do Gov.br, que é um ambiente que centraliza os serviços governamentais digitais, ou seja, com um único cadastro na plataforma, o beneficiário tem acesso a diversos serviços, inclusive ao Meu INSS.
Para se cadastrar é necessário acessar o portal Gov.br. Note que no canto superior direito é exibido um botão “ENTRAR”. Logo após clicar, o portal solicita o CPF para verificar se o beneficiário já está cadastrado ou se necessita efetuar o cadastro.

Para efetuar o cadastro é necessário informar os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome completo do beneficiário;
  • Nome completo da mãe;
  • Data e local de nascimento do beneficiário.

Vale, como ressalva, citar que o cadastro para o portal Gov.br serve para diversos serviços e, é interessante, preencher as informações solicitadas com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) em mãos.

Como utilizar o app Meu INSS
Como utilizar o app Meu INSS – Foto: Freepik

Ao efetuar o cadastro, o portal fornecerá perguntas relacionadas à vida previdenciária e trabalhista do beneficiário. Essas perguntas podem ser data de recebimento de benefícios sociais ou trabalhistas, licenças por doença e diversas outras perguntas no mesmo âmbito.

Cadastro por meio de Bancos

O Meu INSS disponibiliza o cadastro do beneficiário através de instituições bancárias com autorização em sua base de dados. Para isso, o beneficiário precisa ser correntista do banco e ter acesso ao Internet Banking da sua instituição.
É um processo relativamente simples e rápido e com alguns cliques o seu acesso ao Meu INSS estará liberado.
Seguem algumas instituições bancárias que possuem convênio de acesso ao Meu INSS.

  • Banco do Brasil
  • Banese
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Itaú
  • Caixa Econômica Federal
  • Santander
  • Sicoob

Aos correntistas dos bancos citados, basta acessar o Internet Banking da instituição em que possui conta e buscar a opção “Previdência Social”.

App Meu INSS – Serviços disponibilizados no app ou no site.

Tanto o portal quanto o app Meu INSS disponibilizam os mesmos serviços aos cidadãos. De forma muito mais prática, ágil e interativa. Tornando os agendamentos, consultas e procedimentos referentes a aposentadorias, auxílio doença, comunicações e diversas outras situações muito mais simples e rápidas. São alguns desses serviços:
Requerimentos de benefícios;
Localizar agências físicas;
Agendamento de perícias médicas;
Visualização de resultados;
Pagamento da Guia do INSS (GPS);
Consulta a benefícios;
Informações de pensão por falecimento;
Agendamento de prova de vida;
Cálculo de aposentadoria;
Extrato de pagamentos;
Extrato previdenciário (CNIS)
Informações de empréstimos consignados;
Consulta de Nada Consta;
Dentre diversos outros.

Como consultar o resultado das solicitações?

É necessário acompanhar periodicamente as solicitações feitas no Meu INSS ou no portal para estar ciente do resultado das petições.
O processo para essa tarefa é bem simples, basta abrir o app Meu INSS ou acessar o portal e fazer seu login Gov.br que foi previamente criado, digitando seu nome de usuário e senha. Ao acessar, clique na opção “Consultar Pedidos”.
Nesta seção serão disponibilizados todos pedidos feitos ao INSS e seus respectivos resultados.
Vale citar que o INSS tem até 30 dias para a concessão ou negativa de qualquer requerimento, que podem ser prorrogados por mais 30 dias caso o órgão tenha justificativa para a falta de análise do requerimento dentro do prazo.
Em caso de aprovação do requerimento, o INSS emite uma carta de concessão que estará disponível no portal ou no app Meu INSS, entretanto, a carta impressa também é entregue no endereço cadastrado.

Como Solicitar Extrato de Contribuição.

Para solicitar o extrato de contribuição do INSS, conhecido também como CNIS basta seguir os passos abaixo:
Fazer o login no app Meu INSS ou no portal do INSS;
Selecionar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”;
Escolher a opção “Baixar em PDF”;
Após estes três passos simples, o documento é salvo no local de sua preferência, pronto para ser consultado ou impresso.

Consulta de Empréstimo

Muitos beneficiários do INSS optam por contratar empréstimos consignados ao benefício, modalidade muito comum e muito oferecida pelas instituições bancárias.
Siga o passo a passo para consultar o empréstimo consignado do INSS:
Fazer o login no app Meu INSS ou no portal do INSS;
Ao acessar, na tela principal, selecionar a opção “Extrato de Empréstimo”;
Logo aparecerão os empréstimos contratados pelo beneficiário, com diversos status diferentes, podendo assim, baixá-lo em PDF para o dispositivo que está utilizando.

Agendamento de Perícias Médicas

A perícia médica é um dos serviços mais requisitados pelo cidadão, sendo motivo de grande parte dos acessos ao app Meu INSS ou ao portal do INSS.
É através dela que o INSS pode deferir ou indeferir um benefício solicitado.
Para agendar uma perícia médica, assim como outros serviços, é bem simples:
Acesse e faça login no app Meu INSS ou no portal;
Acesse a opção “Agendar Perícia”;
Existem duas opções de perícia, que são:
Perícia Inicial, para os cidadãos que ainda não possuem nenhum benefício;
Perícia de prorrogação, para os beneficiários que já possuem benefícios em andamento. Basta selecionar a necessidade.
Escolher a opção “Atualizar”;
Etapa muito importante, conferir os dados cadastrados e principalmente de contato, e clicar em “Avançar”;
Após avançar e preencher os dados necessários, conclua o pedido.
Sendo assim, a perícia já está agendada na data, horário e agência escolhidos.

Como dito anteriormente, os serviços no app Meu INSS visam a praticidade e a agilidade no atendimento, porém, em caso de dúvidas ou maiores dificuldades para agendamentos e consultas vale ressaltar que o INSS possui o telefone 135 para contato dos cidadãos.

Leandro Duarte
Leandro Duartehttp://mundocotidiano.com
Leandro Duarte é profissional de TI desde 2000 e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2018. Tem como missão buscar incessantemente, reunir compartilhar informações relevantes e atualizadas para informar e facilitar a vida dos leitores.

Mais Acessados