HomeCotidianoSegundo Turno - veja como justificar o voto pelo celular.

Segundo Turno – veja como justificar o voto pelo celular.

No app e-Título é possível justificar o voto pelo celular de forma simples e prática.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Justificar o voto pelo celular tornou-se uma tarefa muito simples para as pessoas que estarão ausentes de seu domicílio eleitoral no momento da votação em 2022. O TSE disponibilizou o aplicativo e-Título para os eleitores, visando facilitar o processo eleitoral, e dentre diversas facilidades que a ferramenta proporciona, uma delas é a justificativa de ausência.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

É possível justificar as ausências tanto para o primeiro quanto para o segundo turno, que estão marcados para dia 02/10 e dia 30/10. É importante ressaltar que o app não estará disponível para download nos dias da eleição, então, é necessário baixar o aplicativo o quanto antes.

justificar voto celular
e-Título – fonte: Google

Tem como justificar o voto pelo celular se estiver viajando?

Tanto no Brasil quanto no exterior, é possível justificar o voto. Caso o eleitor esteja em viagem dentro do Brasil existem duas formas de justificar a ausência. A primeira é pelo app e-Título e a segunda é preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral. Para optar pela segunda opção basta comparecer em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento do TRE, ou até mesmo, comparecer em qualquer local de votação e solicitar o formulário de justificativa de ausência. Lembrando que é necessário o comparecimento com um documento oficial com foto.

Já para eleitores que se encontram em viagem internacional, a justificativa necessita ser feita pelo app e-Título ou nas mesas receptoras de votos da localidade que se encontra.

Existe quantidade máxima de justificativas de voto?

Diretamente determinado pelo TSE não. Porém, o TSE recomenda que os eleitores que se encontram residentes de outras cidades ou estados solicitem, o mais breve possível, a sua transferência de título de eleitor, a fim de que possam cumprir com suas obrigações eleitorais sem maiores problemas e que possam exercer o direito ao voto nos próximos pleitos.

É possível justificar o voto após o prazo?

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

Sim. Caso o eleitor não consiga justificar o voto pelo celular ou no local de votação até o dia da eleição existe um prazo de 60 dias para fazer essa justificativa.

Para isso, o eleitor terá que acessar o site do TSE ou o aplicativo e-Título e fazer o requerimento para a justificativa da ausência. Os eleitores que preferirem justificar a ausência presencialmente lembrem-se de estar munidos de documento que comprove a ausência, como atestados médicos ou documento de trabalho.

E se não justificar o voto?

Os eleitores que, por qualquer motivo, não conseguirem justificar a ausência na data do pleito e não o fizerem no prazo máximo de 60 dias será necessário pagar uma multa no valor de R$ 3,50. 

O documento para pagamento pode ser baixado, bem como as informações de como proceder nessa situação, no e-Título, na parte de MAIS OPÇÕES no item DÉBITOS ELEITORAIS.

Caso, ainda assim, não houver o pagamento da multa, o eleitor terá o seu título cancelado, o que acarreta em não poder se inscrever em concursos públicos, não tirar o passaporte e diversas outras consequências.

Tutorial de como justificar o voto pelo celular.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

1 -Após baixar o aplicativo na loja que atende a plataforma do seu telefone, abra o aplicativo e-Título. Clique na opção “Próximo” e após, na opção “Começar no e-Título”

Baixar e-Título para iOS

Baixar e-Título para Android

2- Basta aceitar os termos de uso, dando um “check” e clicar em continuar;

3- Insira os dados solicitados como “nome do eleitor”, “data de nascimento” e “cpf” e após clique em “Entrar no e-Título”;

4- Responda algumas perguntas simples aleatórias para verificação da sua identificação;

5- Após acessar o app, clique no item “Mais opções” que está no canto inferior direito.

6- Escolha a opção “justificativa de ausência”;

7- Escolha o ano da eleição, a justificativa da ausência e o e-mail e clique em “Próximo”;

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

8 – Na próxima seção, é necessário inserir um documento que comprove a ausência.

9- Para finalizar, toque em “Concluir”.

Concluindo

Esse processo faz com que a burocracia para justificar o voto seja reduzida, visto que não existe a necessidade de comparecimento nas zonas eleitorais, reduzindo assim as filas e o tempo de espera.

Caso vá justificar o voto pelo celular não existe a necessidade do comparecimento em nenhuma localidade eleitoral, porém, vale a pena ficar atento de a justificativa de fato foi efetivada.

______Continua após a publicidade_______








__________________________________________

A ver com o artigo

Mais Acessados